FAQ's

AUTOPITA - Alvaro Lopes Pita, Lda.

 

Porque inspeccionar regularmente o estado dos pneus?

A profundidade mínima legal de 1,6mm (altura dos indicadores de desgaste) constitui o critério mínimo de segurança a respeitar.

 

Porquê colocar os pneus novos atrás?

Quer Seja um veiculo de tracção (dianteira) ou propulsão (traseira), recomendamos  equipá-lo sempre com pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro para conseguir a máxima estabilidade em situações difíceis (travagem repentina ou curvas fechadas), nomeadamente em pisos escorregadios.

 

Para que serve o equilíbrio dos pneus?

O equilíbrio é necessário para suprimir vibrações. Permite preservar os pneus, os elementos da suspensão, da direcção e os rolamentos de um desgaste prematuro.
Pode acontecer que as vibrações não sejam sentidas no volante, embora existam, porque às vezes os veículos as filtra. Daí a importância de equilibrar tanto as rodas traseiras como as dianteiras.

 

Porquê inspeccionar periodicamente a pressão dos pneus?

Uma pressão adequada permite limitar os riscos de perda de controlo do veículo, de que o pneu rebente e de desgastes prematuros. A pressão dos pneus pode sofrer variações devido às fugas lentas (pequenas perfurações, fugas pela válvula, pelos talões...) e pela difusão natural do ar de enchimento através dos componentes do pneu.

 

Por que devem ser trocadas as válvulas?

A válvula é um elemento independente do pneu. Tem uma missão importante na hermeticidade, duração e segurança do pneu. Submetidas a fortes pressões, as válvulas deteriorizam-se por envelhecimento e pela acção da força centrífuga.

 

Como apertar correctamente as rodas?

Para beneficiar de um aperto uniforme e correcto das rodas, aconselhamos a usar uma chave dinamométrica que permita o aperto com um binário determinado.

 

Porque é imperativo o correcto alinhamento?

A correcta regulação geométrica posiciona as rodas paralelas entre si e com o eixo da estrada. A incorrecta geometria provoca desgaste irregular dos pneus e um comportamento inadequado do veículo.